quarta-feira, 6 de junho de 2012

AMENDOEIRAS


A cultura da amendoeira na Europa tem na Espanha a sua principal produtora, sendo ainda a segunda a nível mundial. Produz aproximadamente 17% da produção mundial e representa 13% das exportações a nível mundial. Apesar de a Espanha, ter a maior área de plantação mundial (672.050 ha/ 2004), os Estados Unidos com uma área significativamente menor (222.577 ha/ 2004), são os maiores produtores mundiais com 765.080 t, contrastando com as 224.595 t de Espanha.

Portugal representa aproximadamente 1% do que se comercializa mundialmente, com uma área de 38.178 ha/ 2004, e uma produção de 13.953 t. Trás-os-Montes, representam 60% da área e 86% da produção.
Com a introdução das novas variedades francesas (Ferraduel, Ferragnes, Laurane) e espanholas (Masbovera, Glorieta, Francoli, Vairo etc), em conjunto com os novos porta-enxertos híbridos, GF677 (francês), GN (espanhol), as produtividades por ha aumentaram significativamente.
Associada aos novos biontes, a possibilidade de rega as produções atingem níveis, antes não imagináveis, 3,5 a 4,0 t/ha.
 
Plantação de um amendoal  
                                                      
 A instalação de um amendoal, passa a maior parte das vezes por um tratamento simples do solo.
A desmatação, seguida de uma ripagem cruzada e em alguns casos a espedrega, serão as operações básicas de preparação do solo.
Correcção do solo, com adubos ricos em fósforo e potássio, e alguma matéria orgânica, próxima da planta no momento da plantação, faz parte do normal procedimento, bem como a aplicação de calcário (de preferência dolomítico).
A selecção das variedades é outro dos factores importantes, pois dele depende e muito o sucesso de todo o investimento, assim as variedades com floração tardia e enxertadas em porta enxertos híbridos, terão que ser tidos em conta.

Para além do investimento na plantação, deve-se ainda ter em conta o investimento na rega.


Os primeiros dois anos, são importantíssimos na preparação da planta, daí a necessidade de formação da planta (poda de formação), e os cuidados fitossanitários para que nada possa interromper o bom desenvolvimento da planta.
A partir do 7º ano, as amendoeiras terão atingido o topo da sua produtividade. A partir desta altura as podas de renovação de alguns ramos terão inicio, de forma a manter a planta em bom estado fitossanitário, e com uma produção regular.

Consulte-nos, se pretende fazer um investimento em AMENDOEIRAS, com regadio.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário